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  • AlisonMichel

Como elaborar o orçamento anual do condomínio?

Você já teve a curiosidade de saber como é feito o orçamento anual do condomínio? Irei explicar isso de forma simples e objetiva durante essa matéria, por isso, é importante que você leia até o fim.



O Artigo 1.348, alínea VI, do Código Civil diz que compete ao síndico elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano, mas normalmente é a administradora que realiza essa tarefa, porque além de conhecimento técnico, ela dispõe dos dados históricos de despesas, receitas e inadimplência em sistema, o que facilita e muito o trabalho.


Calma, você já vai entender como tudo isso funciona. Antes de começarmos, vou deixar um link de acesso a uma planilha elaborada pela equipe do Síndiconet que pode te auxiliar nesta tarefa. É só clicar aqui


Como eu não sei se você vai concluir essa leitura com ou sem o apoio de uma planilha, vou me limitar a explicar o conceito de estruturação de um Orçamento, tudo bem? Então mãos à obra!


Para começarmos, vamos separar os grupos de despesas do Condomínio Staff, nosso condomínio fictício nesse trabalho. Aqui teremos apenas as despesas com Pessoal, Administrativas, Consumo e Manutenções, mas é natural que no dia a dia do seu condomínio mais alguns grupos.


Primeiro temos que pontuar as despesas pertencentes a cada um dos grupos, vou usar como exemplo as despesas com Pessoal, onde temos: salários, férias, 13º, FGTS, PIS, INSS, uniforme, exames médicos etc. Para cada um dos itens, você deve descobrir qual é o valor médio mensal que se estima gastar nos próximos 12 meses. Seja cauteloso e detalhista, nada pode ficar de fora!


Em se tratando de pessoal, há uma boa previsibilidade, pois é sabido o piso salarial dos funcionários, conceito para cálculo de férias e as alíquotas dos impostos, mas nem sempre vai ser tão simples. Em despesas com manutenção é onde a coisa aperta e as variações são maiores. A dica aqui é se basear nas médias dos anos anteriores e em manutenções que você sabe que vai ocorrer naquele ano, como por exemplo, a pintura do condomínio.

Vamos aos números. Em nosso condomínio fictício, as despesas com Pessoal somam R$10.000,00; Administrativas R$ 3.000,00; Consumo R$ 1.000,00 e Manutenções R$ 2.000,00, totalizando ao final uma média mensal de R$ 16.000,00 (orçamento anual de R$ 192.000,00).


Para um condomínio de 100 apartamentos com inadimplência zero, o cálculo é bastante simples, basta dividir as despesas pelo nº de apartamentos e pronto, você já tem o valor da taxa: R$ 16.000,00/100 = R$ 160,00.

Como inadimplência zero é algo incomum nos condomínios, vamos trabalhar com uma inadimplência de 10% nesta nova simulação. 10% de 100, significa dizer que 10 apartamentos tendem a não pagar a taxa do condomínio, logo, isso altera o cálculo da taxa. Veja como fica a conta: R$ 16.000,00/90 = 177,77.


Mas porque 90? 90 é o resultado da subtração do total de 100 apartamentos menos os 10 que tendem a não pagar. Fazendo desta forma o condomínio garante arrecadação suficiente para pagar as despesas mensais que calculamos anteriormente!


Tem uma coisa que parece óbvia, mas lá no fundo gera dúvida em muita gente. Se eu dividi por 90, isso significa que os 10 inadimplentes não vão receber o boleto? A resposta é: Os inadimplentes recebem o boleto como qualquer outro condômino, afinal, eles fazer parte do condomínio e tem responsabilidade pelo pagamento. Embora pareça um cálculo injusto, a meios jurídicos de reavermos esses valores futuramente.


Certo, agora que já montei previsão orçamentária e ela foi aprovada em assembleia, como funciona? Entenda a Previsão como uma meta orçamentária e vá acompanhando isso mês a mês, com o objetivo de que ao final de 12 meses você não estoure o limite de gastos. Adianto, é comum você gastar mais em um determinado mês e menos em outro, isso ocorre pelas variações e por despesas sazonais.


Os conceitos básicos são esses, em breve gravarei uma vídeo aula fazendo uma previsão orçamentária do zero, nos mínimos detalhes, para melhorar seu entendimento sobre este assunto. Até a próxima!


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